Coelce - Relações com Investidores Mobile
Perfil Corporativo

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) distribui energia elétrica para 8,5 milhões de habitantes de 184 municípios do Estado, em um território de 149 mil quilômetros quadrados. O contrato de concessão foi assinado com o governo brasileiro em 1998, pelo prazo de 30 anos, sendo sua atuação regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Encerrou 2013 com 3,5 milhões de clientes, entre residenciais, comerciais, rurais, institucionais e industriais, sendo considerada a terceira maior distribuidora da Região Nordeste em volume de energia, com 10.732 GWh vendido e transportado durante o ano.

A distribuidora dispõe de uma central de atendimento emergencial, sediada no bairro de Messejana, em Fortaleza, que atende a toda a Região Metropolitana; sete unidades administrativas em diferentes localidades do Ceará; e 196 lojas de atendimento, sendo duas unidades móveis.

Sociedade anônima de capital aberto, a Companhia é controlada pela Endesa Brasil, que detém, diretamente, 58,9% do capital total e 91,7% do capital votante da Coelce, e também é controlada direta e indiretamente, pela Enersis, que detém, diretamente, 15,2% do capital total e 6,2% do capital votante da Coelce. O restante das ações pertence a pessoas físicas, investidores institucionais nacionais e estrangeiros, fundos de pensão, clubes e fundos de investimentos, bem como outras pessoas jurídicas, sendo negociado na BM&FBovespa.

Desde os anos 60, a Coelce busca a ampliação da oferta de energia para proporcionar mais qualidade de vida às famílias cearenses.

1960
Criação da Companhia de Eletricidade do Cariri (Celca) e da Companhia de Eletrificação Centro-Norte do Ceará (Cenort).

1962
Surgem a Companhia Nordeste de Eletrificação de Fortaleza (Conefor) e a Companhia de Eletrificação do Nordeste (Cerne).

1971
É criada a Coelce por meio da Lei Estadual n°. 9.477, de 05/07/1971, com a unificação das quatro empresas distribuidoras de energia elétrica então existentes no Ceará.

1995
A Coelce torna-se uma empresa de capital aberto, passando a negociar suas ações nas principais bolsas de valores brasileiras.

1998
Em leilão público, realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ), a companhia é privatizada. O Consórcio Distriluz Energia Elétrica S.A. - formado por Endesa España S.A., Enersis S.A., Chilectra S.A. e Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (Cerj), atual Ampla - converte-se no operador da empresa. Distriluz Energia Elétrica S.A., Coelce, Aneel e governo do Estado do Ceará assinam o contrato de concessão, válido por 30 anos, por meio do qual a Coelce assume a distribuição de energia elétrica no Ceará.

1999
É concluído o processo de reestruturação societária e Coelce passa a ser controlada pela Investluz S.A., que por sua vez é controlada pela espanhola Endesa.

2000 - 2006
Período de investimento significativo no reposicionamento de imagem e planejamento estratégico, visando à contínua expansão e melhoria dos serviços, com foco no relacionamento com o cliente e no lançamento de produtos e serviços, em resposta ao crescimento do mercado e suas necessidades. Em 2006, o compromisso com ações de responsabilidade social classifica as ações da Coelce como ações preferenciais classe A no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo. Também em 2006 a Coelce conquista, pela primeira vez o título de Mehor Distribuidora de Energia Elétrica do Nordeste, em premiação realizada pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

2007
Ressaltando o resultado de um intenso trabalho de aproximação com os clientes e melhoria contínua da qualidade dos serviços, a Coelce lança uma nova plataforma de imagem - A nossa ideia é conhecer você - marcando o fechamento do ciclo de reposicionamento junto à sociedade. Pelo segundo anos consecutivo, a Coelce é eleita a Melhor Distribuidora de Energia do Nordeste (Prêmio Abradee).

2008
A empresa passa a utilizar um novo conceito de assinatura de marca: Coelce - Cada vez mais próxima de você. Ao mesmo tempo, moderniza e adequa toda sua rede de atendimento para garantir um serviço cada vez melhor e mais acessível aos clientes. Nesse ano, a empresa ganha destaque mundial com o projeto Ecoelce, que possibilita a troca de lixo reciclável por bônus na conta de energia. Ele foi um dos dez ganhadores do prêmio World Business and Development Awards, da Organização das Nações Unidas, pela sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Mais uma vez, a Coelce é eleita, pelo terceiro ano consecutivo, a Melhor Distribuidora do Nordeste (Abradee) e permanece entre as 150 Melhores para Trabalhar (Guia Exame-Você S.A.).

2009
Coelce conquista o título de Melhor Distribuidora de Energia do Brasil e mantém, pelo quarto ano consecutivo, a primeira posição no ranking das melhores da região Nordeste. Além disso, a Coelce foi a empresa mais bem-avaliada pelos clientes, segundo pesquisas ABRADEE, ANEEL e CIER. E a Enel adquire 25,01% das ações da Acciona e, com a operação, passa a deter 92,06% do capital da Endesa S.A.

2010
Pelo segundo ano consecutivo, a Coelce conquista a primeira posição no ranking das empresas mais bem-avaliadas pelos clientes. Pelo quinto ano consecutivo, a Coelce permanece entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar (Guia Exame-Você S.A.).

2011
Pelo 3° ano consecutivo, a Coelce foi eleita a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil pelo Prêmio ABRADEE 2011. A Companhia também obteve os seguintes reconhecimentos pela edição de 2011 do Prêmio:

Nível Nacional:

(i) Melhor Avaliação pelo Cliente

(ii) Melhor Pontuação no Critério de Responsabilidade Social

(iii) 3° Lugar no Critério de Gestão Operacional

Nível Regional:

(i) Melhor Distribuidora da Região Nordeste

Foi também reconhecida pelo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) edição 2011, dentre as 41 empresas, como empresa premiada pela qualidade de sua gestão. Essa é a classificação máxima do PNQ, e significa que a companhia obteve pontuação considerada "excelente" em todos os critérios avaliados, e sendo reconhecida como uma empresa de classe mundial.

2012
Foi eleita a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil pela 14ª edição do Prêmio Abradee (2012), concedido anualmente pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE). Na edição de 2012, além de ser reconhecida como a melhor distribuidora do Brasil - e também da região Nordeste - a companhia conquistou o primeiro lugar nas categorias Avaliação pelo Cliente, Responsabilidade Social e Qualidade da Gestão, e ficou em segundo lugar na categoria Gestão Operacional, entre as distribuidoras com mais de 500 mil consumidores. É a quarta vez consecutiva que a Coelce é a melhor do Brasil e melhor na Avaliação do Cliente, e a segunda vez consecutiva que a empresa é a melhor em Responsabilidade Social.

Em 25 de abril de 2012, a A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou um ranking de qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de distribuição de energia que atuam no País, sendo eleita 1° Ranking Nacional de Continuidade do Serviço - ANEEL.

Pela 5° vez a Coelce permanece no seleto grupo 100 empresas consideradas um excelente lugar para se trabalhar no Brasil, promovido pela revista Época em parceria com o Instituto Great Place to Work (GPTW) e foi classificada pela 7° vez consecutiva entre as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil.

2013
Em 2013, foi reconhecida pelo oitavo ano consecutivo como a melhor distribuidora de energia elétrica do Nordeste e figurou entre as quatro melhores do Brasil, de acordo com o Prêmio Abradee. Também se destacou em sustentabilidade, integrando pela terceira vez o ranking de empresas -modelo do Guia Exame de Sustentabilidade como uma das empresas mais sustentáveis do país, e compôs, pelo oitavo ano seguido, a carteira de ações do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), que vigorará entre janeiro e dezembro de 2014.

2014
A Coelce foi reconhecida pela segunda vez consecutiva como empresa Premiada no Prêmio Nacional da Qualidade 2014, o maior reconhecimento público feito pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) à excelência da gestão das organizações brasileiras. Ser premiada significa ter pontuação considerada "excelente" na maior parte dos oito critérios avaliados - Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados - e ainda atender aos 13 fundamentos da excelência. A Coelce já foi Destaque em Clientes em 2009; Finalista em 2010; Premiada em 2011 e em 2014. Em 2012 e 2013, por regras do Prêmio, a distribuidora não concorreu. E pelo fato de ser sido premiada em 2011, a empresa participou do Prêmio Iberoamericano de Qualidade e também obteve o reconhecimento máximo.

Em março de 2014, foi divulgado o ranking de qualidade de serviço de todas as distribuidoras do país, e a Coelce foi eleita a distribuidora de energia elétrica com a melhor qualidade de serviço do país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, pelo segundo ano (2011 e 2013). O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC e FEC das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela Aneel.

Em setembro de 2014, a Coelce foi classificada, pela 9° vez consecutiva, uma das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil.

O ISE tem como objetivo medir o retorno de ações de empresas que tem comprometimento com a responsabilidade social, ambiental e econômica. Pela nona vez consecutiva, a Coelce está presente na carteira de ações, que irá vigorar de jan/2015 a dez/2015.


Fale com o RI

Telefone:
(85) 3453-4995
E-mail:
investor@coelce.com.br

©2011 - Coelce.

Todos os direitos reservados.